Volte a viver sem dor com os protocolos e atendimento humanizado do Instituto Calmont

Sono infantil
Pediatra

Sono infantil

a importância de uma rotina para a criança

O sono infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança. Em suma, ter sono de qualidade é essencial para a saúde de qualquer idade. Mas, na infância, ele tem um papel ainda mais importante, pois está ligado não só ao crescimento, como também à capacidade de aprendizado.

Na infância, principalmente enquanto bebês, os pequenos recebem estímulos constantemente. É durante o sono que essas experiências são transformadas em aprendizado. Além disso, todo o desenvolvimento físico e psicológico já está em andamento. Assim, as horas dormidas têm papel central nos processos biológicos da criança.

Dormir bem na infância traz diversos benefícios que serão refletidos ao longo da vida. Um estudo publicado pela Academia Americana de Medicina do Sono aponta a relação entre o sono, a saúde e o desenvolvimento.

O estudo concluiu que dormir pelo tempo recomendado em cada faixa etária, resulta em melhora da atenção, memória, aprendizagem, comportamento, controle emocional, na saúde física e mental, por exemplo.

Por outro lado, quem dorme pouco tem diversas complicações. Entre elas, o aumento do risco de problemas como diabetes, obesidade, acidentes e depressão. No caso dos adolescentes, a falta de sono de qualidade está relacionada à automutilação e até mesmo tentativas de suicídio.

Assim sendo, crianças que dormem menos tempo do que o recomendado – ou apresentam distúrbios decorrentes do sono – podem ter funções importantes prejudicadas. Por exemplo, o desenvolvimento físico, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória, além de dificuldades no relaxamento muscular.

Atendimento Online

Tire suas dúvidas

Nossos

Especialistas

No data was found